GPhoto - Máquinas Fotográficas Digitais no Linux
Colaboração: Marcelo Pereira
Data de Publicação: 12 de Novembro de 2001
Bom, quem foi que falou que devemos acreditar na especificação do software que acompanha as máquinas fotográficas digitais ?? Em geral, os requisitos necessários são os triviais: ``Pentium 100+, Windows 95 ou maior, etc, etc, etc... enfim, ficamos presos ao Windows !!! (ou, quase!)
O software GNUPhoto (gphoto - http://www.gphoto.org) visualiza, apaga e faz o download de fotos de câmeras digitais de `diversas marcas e modelos'.
O gphoto tem uma GUI bastante fácil de manipular, a partir dela você configura a porta serial (/dev/ttyS{0,1,2,3,...}) onde a máquina está conectada, visualiza as fotos, apaga, faz o download, `bate novas fotos'... enfim, é possível fazer tudo pelo programa.
Por outro lado, também é possível fazer o download das imagens diretamente pela linha de comando (eu gosto mais desse !!):
Sintaxe: % gphoto <comandos>
Exemplos:
- Checa `quantas' fotos estão armazenadas:
% gphoto -c
- Download da imagem Nº 15:
% gphoto -s 15 picture15.jpg
- Download do thumbnail da foto Nº 15
% gphoto -t 15 thumb15.jpg
No caso de haver umas 200 fotos (por exemplo) armazenadas na máquina, pode-se lançar mão de um pouco de shell script para fazer o download de todas de uma vez:% for i in `seq 200'; do gphoto -s $i picture$i.jpg; done
Esse software é bastante útil, uma vez que pode manipular uma variedade considerável de tipos de câmeras diferentes (veja no arquivo de configuração para ter a lista de todas câmeras suportadas). As manpages são bastante explicativas. E, nesse caso, podemos doar aquele CD com o software `for Windows' para aquele priminho que insiste em querer quebrar alguma coisa de nossa escrivaninha ! 8^)