Dicas sobre Procedimentos Básicos em Redes
Colaboração: Renato Rudnicki
Data de Publicação: 20 de Novembro de 2006
Muitas vezes ao trocarmos de empresa, pegamos redes onde não há nenhuma documentação a respeito, e as vezes, nem mesmo há uma equipe real para se dedicar a administração da rede e usuários. Quando já temos alguma experiência no assunto, até que não é um problema tão grave. Abaixo, descrevo alguns procedimentos básicos, que considero importantes para serem avaliados ao entrar em uma nova empresa, como responsável pela rede.
Procedimentos Básicos em Redes
- O que ja está instalado, está funcionando perfeitamente? Muitas vezes, há No-Breakers instalados, mas quando ocorre uma queda de energia eles não "seguram" como deveriam. Outro exemplo, é ter um antivírus instalado no computador, mas ele não estar atualizado.
- Redução de Custos Há algum procedimento que está gerando muitos gastos (backup, troca de peças)? Tem alguma maneira de reduzir esses custos, ou melhor ainda, melhorar a produtividade, reduzindo o custo ?
- Padronização e Parcerias Os softwares instalados seguem um padrão (ex: 3 tipos de antivírus diferentes). Caso aconteça de comprar um hardware, tem alguma empresa que tem parceria ou até mesmo exclusividade, ou que já se sabe onde comprar ? Isto pode ajudar na redução de custos, e melhor confiabilidade no equipamento e no suporte.
- Melhorar atendimento a usuários Quanto tempo esta se está levando para para atender chamadas de usuários. Está se conseguindo resolver os problemas ? São anotadas dúvidas, erros, sugestões e chamadas ? Você se imaginando como usuário, se considera satisfeito com o suporte que receberia de sua equipe ?
- Documentação Há documentação descrevendo que softwares devem ser instalados em rede, erros documentados, quais os padrões e configurações de softwares, computadores, Patch Panel, configurações de roteadores e servidores?
- Softwares Há softwares piratas na empresa ? há possibilidade de homologar. Existem softwares livres compatíveis ?
- Backups São feitos backups ? De quanto em quanto tempo ? Os backups são eficientes e armazenados ? O local onde são armazenados os backups são confiáveis ?
- Hardware Existe hardware de backup ? O que fazer se algum computador ou switch pifar ? È preciso fazer um upgrade no hardware da empresa ?
- Repositórios Existe um repositório de dados e softwares ? Quando se precisa instalar algum software, sabe-se onde buscá-lo, ou tem procurar em CD's e pela rede ? Se um computador pifar, os usuários tem seus dados gravados na rede ? O espaço em rede é suficiente ?