IBQUOTA - Impressão Barrada por QUOTA de usuário
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 06 de janeiro de 2012
O IBQUOTA é um gerenciador de quota de impressão por usuário, ou seja, com ele cada usuário terá direito a uma quantidade especifica de folhas para imprimir. Este software é indicado, por exemplo, para instituições de ensino, em que cada aluno deva ter a sua própria quota de impressão.
As quotas e tentativas de impressão são guardadas em um banco de dados (MySQL). A partir deste banco é possível ler e atualizar informações dos usuários via WEB, através do Gerenciador Gráfico (GG) do IBQUOTA (a parte WEB é feita em PHP).
Como funciona o IBQUOTA?
Ele funciona entre o SAMBA e o Gerenciador de Impressão (Ex. CUPS). O Samba é responsável pela autenticação e compartilhamento entre computadores (FreeBSD,Linux,Windows,...). Com ele, ainda, é possível até compartilhar impressoras. Quando, por exemplo, um usuário está conectado em uma máquina Windows e envia um arquivo para imprimir, o SAMBA pega este arquivo e o coloca na fila de impressão da Impressora. A partir deste ponto é o Gerenciador de Impressão que faz o serviço de enviar este arquivo para a impressora propriamente dita.
Para o IBQUOTA funcionar são criadas duas filas de impressão:
- VIRTUAL: A fila de impressão virtual é compartilhada através do SAMBA e configurada para que todos JOBs entrem como "pausados".
- REAL: A fila de impressão real NÃO é compartilhada através do SAMBA, mas é configurada para imprimir tudo que chegar. O IBQUOTA simplesmente fica checando se chegou algum job na fila de impressão virtual, se chegar, é verificado se o dono da impressão possui quota, se sim, o documento é movido para fila de impressão real e as informações da impressão são gravadas no banco de dados. O importante é que a impressão fica transparente para o usuário que quer imprimir. E ainda que o IBQUOTA é uma solução GRÁTIS e LIVRE! Saiba mais Este texto foi retirado da página principal do projeto IBQuota
LinkedIn libera código do IndexTank
Fonte: Notícias Linux
Tendo adquirido a empresa de motor de buscas IndexTank em outubro, o LinkedIn cumpriu a promessa que fez na época da aquisição e liberou agora o código das tecnologias da IndexTank como software livre. Focado em desenvolvedores e administradores de sistemas, o IndexTank provê um serviço hospedado para buscar em um site web ou aplicação. É melhor conhecido por ser o motor de buscas usado pelo site Reddit.