Instalando uma impressora Lexmark Z23 no SuSE
Colaboração: Dorian Bolivar
Data de Publicação: 14 de Fevereiro de 2005
Quem tem uma impressora Lexmark Z23 sabe o tormento que é tentar instalá-la no Linux - pra não dizer ser algo impossível, como acontece em distribuições que não são baseadas em RPM, como o Debian e Slackware.
Este tutorial visa facilitar essa tarefa. Foi escrito para o SuSE 9.2, instalação padrão, mas deve funcionar para outras versões do SuSE ou mesmo para outras distribuições baseadas em RPM.
O kernel default do SuSE 9.2 já detecta automaticamente a existência de uma impressora USB, ou seja, não é preciso se preocupar com isso. Sua impressora estará em /dev/usb/lp0.
PRÉ-REQUISITOS
Obter o driver da impressora Lexmark Z23 para Linux, disponível em:
http://downloads.lexmark.com/cgi-perl/downloads.cgi?ccs=229:1:0:285:0:0&os_group=SuSE&target=
PROCEDIMENTOS
1) Através do YaST ou pela linha de comando, remova os seguintes pacotes:
- Todos os pacotes com "cups" no nome, EXCETO cups-libs e libgnomecups.
- manufacturer-PPDs
- foomatic-filters
- filters
- hp-officejet
Esses pacotes não são necessários para o funcionamento da impressora. Iremos instalar o LPRng abaixo, pois o driver da Lexmark não funciona com o CUPS.
2) Instale os seguintes pacotes:
- lprng
- gtk-devel
O gtk-devel é opcional, só o instalei para evitar a mensagem de
erro do utilitário da Lexmark (item 7), que não encontrava o
"gtk-config". Aparentemente sua ausência não causa problema
algum.
3) Descompacte o arquivo cjlz33le.tar.gz obtido do site da
Lexmark em um diretório qualquer.
4) Dê permissão para o usuário root utilizar o display do
X. No prompt de comando (Konsole), digite:
xhost +
5) A seguir, mude para o usuário root e execute o instalador do driver:su - cd <diretório onde descompactou o arquivo cjlz33le.tar.gz> ./lexmarkz33-1.0-4.sh
6) Ignore o erro da libslang.so.1, forçando a instalação através do botão "Yes". Conclua a instalação. 7) Sempre que quiser alterar as configurações da impressora, alinhar ou limpar os cartuchos, etc., rode o utilitário "lexmarkz23-z33", como root. Você pode criar um atalho para ele na área de trabalho, por exemplo, utilizando o kdesu:kdesu lexmarkz23-z33
8) Acesse o menu do KDE, vá em "Utilities", "Printing" e "Printing Manager". Em "Print system currently used", altere para "LPR/LPRng Print System". Automaticamente a impressora aparecerá na listagem. Torne-a a impressora default, selecionando-a e clicando em "Printer", "Set as User Default". 9) Se quiser, altere as configurações do OpenOffice para chamar o "kprinter" ao invés do "lpr". Acesse o menu do KDE e vá em "System", "Configuration", "OpenOffice.org Printer Administration". Clique em "Properties", e onde está "lpr" substitua por "kprinter". Meu OpenOffice está ignorando a margem superior dos documentos, imprimindo logo no começo do papel, cortando a primeira e a segunda linhas. Se isso acontecer com você, recomendo gerar o PDF do documento e utilizar o Adobe Acrobat para imprimi-lo. Fica perfeito. E PRONTO!!! Sua Lexmark Z23 está instalada e pronta para o uso! Bom divertimento.