Definição de Parâmetros para Alocação de Partições
Colaboração: Ettore F. R. Barion
Data de Publicação: 17 de Maio de 2001
É relativo o tamanho de inodes de acordo com o tipo mais comum de arquivos que serão gravados.
Se voltarmos aos velhos tempos do DOS 6 ou anteriores (Windows 95 anterior ao OSR2), ele formatava com 32768 bytes por inode. Com Windows 95 OSR2 ele passou a formatar com 16384 e desde que eu conheço o Slackware, ele dá as opções de 4096, 2048 e 1024, mas alerta que para arquivos pequenos o ideal seria 1024.
O que isso quer dizer afinal? Que se eu tiver um filesystem com 32768 bytes por inode e eu gravar um arquivo com 1024 bytes, eu estaria usando fisicamente somente 1024 bytes e os 31744 bytes restantes (32768
- 1024) seriam desperdiçados! Se eu tenho 1024 bytes por inode e tenho um arquivo de 40.000 bytes, eu estaria usando 39 inodes de 1024 completos e mais 1 inode de 1024 ocupado com somente 64 bytes. Quanto menor o inode, mais espaço físico o filesystem ocupa, e diminuindo o desperdício de bytes alocados por inodes. Pense o seguinte: você tem 1.000.000 bytes livres no teu disco. Se você estiver com 16384 bytes por inode, e você cria 100 arquivos de 1024 bytes cada, verá que o espaço que você tem agora disponível será bem menor do que (1.000.000 - (1.024 * 100) ) = 897.600 . Você terá disponível (1.000.000 - ( (16.284 - 1024) * 100) ) = 526.000 bytes. Você perdeu aproximadamente 50% do teu espaço ao invés de 10%. Com 16384 o disco efetuou 7 gravações apenas, contra 100 para um inode de 1024, por isso o disco PERDE performance mas GANHA espaço útil. Regra simples: MENOR inode, MAIOR espaço útil, MENOR performance. MAIOR inode, MENOR espaço útil, MAIOR performance. Então vale a pena estudar melhor os tipos de arquivos que serão gravados para obter uma melhor relação ESPAÇO/PERFORMANCE. Poderia se criar partições diferentes com inodes diferentes conforme a necessidade: para partições onde seriam gravados poucos arquivos grandes, poderia-se ter 16384 bytes por inode, ou mais. Para partições onde seriam gravados muitos arquivos pequnos, poderia-se ter 1024 bytes por inode. VOCÊ DECIDE!